sábado, 20 de março de 2010

Sobre a globalização...




Ao pensar no tema proposto pelo colega de postagem, resolvi debater sobre o assunto.
Há algum tempo a globalização vem sendo tratada por muitos de uma forma positiva, já que o que se prega é uma maior interação dos atores sociais.
Prega-se uma facilidade na troca de informações, custos mais baixos nas transações comerciais, e principalmente o conceito de distância zero.
Ao analisarmos tudo isso, podemos ver que, de fato a tendência maior é a da homogeinização, e também vale ressaltar que isso é de grande valia para "o mundo como um todo".
Digo isso porque acredito que aqueles que governam as potências almejam que as massas pensem cada vez menos, pois assim se terá menos contrariedades perante as decisões políticas.
Sim, ter uma população alienada é vantagem. Alguns podem até me condenar, mas incrível como alguns conceitos viram fundamentais na vida das pessoas de uma hora para outra e na maioria das vezes acontece sem que ninguém perceba. Esses tais "conceitos" vão desde músicas inúteis-que viram hit nacional- até "filosofias de vida" by Big Brother entre outros.
É a famosa lei do Pão e Circo, que permeia nossa sociedade até os dias de hoje.
Com o advento do conceito "mundo Globalizado" nos tornamos escravos de modismos impostos por aqueles que acham que estão fazendo o melhor para todos, mas que em realidade nos oprimem cada vez mais fazendo com que fiquemos trancafiados em nossas jaulas de ferro.
Aquele que pretende ser simplesmente diferente da maioria é tido como o mais ANORMAL de todos e consequentemente excluído pela sociedade.
Sabe-se que ninguém vive sozinho, e aí deixo a minha pergunta...

O que podemos fazer para que as pessoas percebam o real valor do Ser Diferente no mundo do Ser Igual?






2 comentários:

André M. Oliveira disse...

Muito bom o texto Stéf!
Parabéns!

O que fazer? Tá aí uma pergunta bem complexa...
Rende um texto, fica a deixa para o próximo...

Wolv disse...

É complicado isso hein?!
Cada dia se vê mais as pessoas querendo ser iguais às outras. Acho que é mais fácil né? Vc trilha um caminho que já foi traçado por alguém e daí corre menos riscos de errar.