quarta-feira, 17 de março de 2010

Globalizando....


A intenção deste tópico é inaugurar uma nova modalidade de post em nosso blog, a modalidade de debates interativos. Para começar escolhi um tema que todos já ouvimos falar, mas que tentarei abordar de uma forma diferenciada. Espero que todos participem com o máximo de ideias possíveis. O assunto de hoje será a globalização.
Vivemos em um mundo globalizado. Cotidianamente nos deparamos com os efeitos desse fato. Todos já ouvimos diversas críticas a respeito da globalização. Uma que gosto particularmente é a fala do pensador Gobneau, em seu Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas (1853 - 1855), manifestou o temor de ver a multiplicidade cintilante das civilizações fundir-se em uma pálida monotonia.

Por outro lado, podemos perceber uma nova tendência global, a da produção da individualidade através da homogeinização da sociedade, o que torna a diversidade social algo raro, e simultaneamente, caro. Assim, chegamos à parte principal de nosso tópico, a questão que movimentará este post:


A globalização realmente possui a capacidade de utilizar a diversidade como mercadoria, ou apenas a homogeinização lhe interessa?

3 comentários:

Stéfs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stéfs disse...

Excelente idéia Pika!
Gostei muito do tema!

Só que tudo o que eu quero falar não cabe em um simples comentário, portanto farei um texto a respeito!
Afinal como diria minha vó, esse tema dá pano pra manga!=p

Beijinhos!!

Wolv disse...

Olha Pika, a homogeinização realmente é interessante para as empresas, já que isso faz com que elas economizem muito em propaganda e adaptação dos produtos. No entanto, mesmo com a globalização, as pessoas não abandonam suas raízes totalmente. Jamais adotaremos o beisebol como esporte nacional, ou carne de cachorro como prato popular, mas de facto, embalar essas coisas com o mesmo "papel de presnte" é funcional. Exemplo? O próprio McDonald's. Ele vende praticamente os mesmo produtos em quase todo o mundo. No Brasil é o único lugar em ele vende a torta quente de banana. Ou seja, maqueou um produto genuinamente brasileiro no formato americano de alimentação. Isso é o que eu mais vejo acontecer. É uma homogeinização, mas com a manutenção de determinadas identidades regionais.