sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nascer, crescer e reproduzir-se


Interessante como as pessoas, após milênios de convivência em sociedade, conseguiram formas interessantes de desvincular sua existência, sua natureza humana, do restante da natureza animal. Acredito que todos os que cursaram a atual 6ª série do Ensino Fundamental - que já teve milhares de nomes antes desse - se lembram de como nos era descrito o ciclo de vida de todos os seres vivos: "todos os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem." Isso não é apenas o ciclo da vida, mas de certa forma, a faze da reprodução é o sentido da vida de todas as formas de vida conhecida. Determinadas indivíduos de algumas espécies simplesmente morrem após a concepção ou o coito, como as aranhas e o louva-deuses machos. Ou seja, após se reproduzirem e garantir a perpetuação da espécie esses indivíduos perdem sua razão de existir: sua missão foi cumprida. 
O que difere nós humanos dessas outras espécies? Será que realmente nascemos para buscarmos a felicidade? Ou viemos ao mundo cumprir misteriosos desígnios divinos? Vou tentar explicar aqui, à luz do conhecimento biológico, o porque nós não somos diferentes dos animais, e que viemos ao mundo com um único objetivo: fazer sexo!
Todos sabemos que o corpo humano é formado basicamente por átomos, que formam moléculas, que formam células, que formam tecidos que, compõem os órgãos que, por sua vez, formam os  sistemas que constituem o corpo humano da forma como o entendemos. Mas, como funciona esse corpo com seus sistemas?
Vou abordar primeiramente o sistema digestivo. Sua função é quebrar as moléculas grandes que absorvemos pela alimentação e absorvê-las, para que possam ser utilizadas como nutrientes pelo restante do corpo por si mesmo, e pelo sistema reprodutor.
Em seguida temos o sistema respiratório, que tem a função de realizar as trocas gasosas com o ambiente externo, absorvendo O2 que será utilizado na oxidação das moléculas adquiridas pelo sistema digestivo, a fim de produzir energia para si, para o sistema digestivo, para o restante do corpo, e para o sistema reprodutor.
Até agora temos coisas entrando em nosso corpo. Como já dizia Newton, "tudo que sobe, desce", e analogamente, tudo o que entra sai. Aqui entra o nosso sistema excretor. Ele cuida para que os resíduos indesejados provenientes da obtenção de energia sejam expelidos do nosso corpo, colaborando com o funcionamento do sistema digestivo, do respiratório, de seu funcionamento, do funcionamento do restante do corpo, e do sistema reprodutor.
Mas quem leva essas substâncias de um lado a outro? Sem o sistema circulatório nada disso chegaria ao local devido. Ele recolhe os nutrientes e O2 absorvidos pela digestão e pela respiração, e leva às células, onde são realizadas as reações químicas para a obtenção de energia. Os resíduos endereçados ao sistema excretor são por ele transportados até seu destino. O sistema circulatório colabora assim com o digestivo, com o respiratório, com o excretor, consigo, com o restante do corpo e com o sistema reprodutor.
Na sequência podemos abordar o sistema linfático. Ele é o grande responsável pelas defesas de nosso organismo contra seres invasores. Ele protege então a si próprio, o sistema digestivo, o respiratório, o excretor, o respiratório, o restante do corpo e o sistema reprodutor.
Mas o que seriam esses sistemas todos sem um para coordená-los? Temos então o sistema nervoso, que de forma hábil comanda todos os demais sistemas para que trabalhem em harmonia: o sistema digestivo disponibiliza nutrientes, o respiratório disponibiliza O2, o excretor limpa a bagunça metabólica, o circulatório cuida da logística, o linfático da segurança e o sistema nervoso depende de todos os anteriores para se manter vivo e fazer seu trabalho de gerência. Todos esses sistemas trabalham de forma interligada e interdependente para que o corpo humano efetivamente funcione.
E o reprodutor, o que faz? Bem, ele não faz nada além do papelzinho "insignificante" dele, que é tratar da reprodução. O sistema reprodutor fica como um tipo de parasita do corpo, absorvendo nutrientes e se aproveitando dos serviços prestados pelos demais sistemas sem, de facto, dar nada em troca. Pondo os pingos nos "is", estou querendo dizer que, de facto, todo o corpo humano trabalha incessantemente unicamente em prol da manutenção do sistema reprodutor. Você, rebelde leitor, ainda pode querer contra argumentar, dizendo que o sistema reprodutor é reponsável pela produção de determinados hormônios importantíssimos para o restante do corpo. Em verdade não posso contrariá-lo mas, essas glândulas - qu são na verdade pequenos apêndices do sistema reprodutor - são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, que terão papel fundamental no surgimento dos caracteres sexuais secundários, que são ferramentas que utilizamos para melhorar nossas chances de coito. Seriam de sua responsabilidade: o aumento dos seios, do pênis(tamanho importa sim! não me venham com xurumelas), crescimento da massa muscular e "engrossamento" da voz nos homens, a lapidação das deliciosas curvas femininas e, por fim, o aumento da libido (lê-se vontade de transar).
Mas então, para que manter toda essa máquina complexa trabalhando ininterruptamente,  e consumindo tanta energia somente para estar subjugada a um único sistema? Pergunta de fácil resposta, meus nobres: para que usemos este sistema! Vamos fazer valer à pena todo o trabalho que têm nossos organismos. Tranzemos!

7 comentários:

Wolv disse...

Caras, quem é essa menina Amanda??

André M. Oliveira disse...

Realmente senhor Wolverine... um texto aos moldes cartesianos que PROVOU, nada menos que isso, que o corpo humano é feito para o sexo! Muito bom... vou tentar disseminar este ideal no fim de semana!

Stéfs disse...

Ae finalmente Wolv conseguiu postar!
E olha só,colocando em prática todo o conhecimento das aulas de biologia do cursinho certo?!

O texto ficou muito bacana!
Além do que vc nem deixou espaço para revoltas! hehe

é isso aí=D
_Talvez essa Amanda seja um dos any seguidores desconhecidos(futuros) que teremos pelo nosso blog_=p
Bjs!

Ludmilla disse...

Então a galera que usa pílula, camisinha e similares não está cumprindo seu papel na Terra?

André M. Oliveira disse...

Em hipótese alguma Ludmilla! Haja visto que a teoria pregada pelo Wolverine diz que: "viemos ao mundo com um único objetivo: fazer sexo!" Os usuários de métodos anticoncepcionais estão cumprindo apenas o objetivo primordial, deixando de lado a consequência de uma possível reprodução.

Wolv disse...

Em parte sim e em parte não. De facto eles não estão tratando de se reproduzir, no entanto, estão usando o corpo como deveriam.
Eu fico do lado de quem usa como quer, fazendo do jeito que quer, quando quer, onde quiser, desde que use.

Wolv disse...

Em verdade, do lado, em cima, em baixo... não tenho preferências.