quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teimosia, novos esportes e paranóias




Retomando a boa e velha linha de textos "Coisas que me irritam" hoje irei narrar um breve acontecimento.

Caminhando pelas ruas de Niterói no pós-dilúvio percebia a lama sendo retirada, as pessoas sendo abrigadas em locais públicos e alimento e água sendo distribuídos. Parecia que tudo voltaria ao normal. Portanto, resolvi fazer algumas compras. Eu já avistava o shopping quando percebi uma movimentação da população. O rapaz da banca de jornais, após uma breve olhada para a rua começou a guardar seus pertences e se preparava para fechar a banca e sumir. Arrastão!

Neste instante, duas mulheres bem vestidas param diante da banca e perguntam:

- "Você ainda tem da revista Boa Forma?"

- "Minha senhora, tá tendo um arrastão e está vindo pra cá!"

Enquanto isso pessoas corriam em torno de nós. O arrastão vinha da direção do shopping. Eu olhava atentamente, pronto para correr feito um louco. Havia passado a pouco por um grupo da polícia federal que distribuía alimentos, era pra lá que eu ia. E por incrível que pareça, uma das mulheres continuou:

- "A moço, será que o senhor precisa fechar mesmo? Será que chega aqui esse arrastão? Eu não tô vendo nada..."

Me impressionei com a calma do proprietário da banca. No lugar dele eu já teria berrado, "Ô minha senhora! Larga mão de ser teimosa! Quer ficar esperando pra ver se o arrastão vem ou não fica sozinha! De preferência vai pro meio da rua e balança essa sua bolsa de couro aí!"

Mas não, ele calmamente disse:

-"Ah, é melhor prevenir, a senhora me dá licença?"

Mais gente correndo. Ora de me juntar a massa neste esporte moderno. Corrida de Arrastão com muitas barreiras. Trânsito parando. Pessoas se ajudando. Pessoas se atropelando. (É, tem gente que não se dá bem com obstáculos.)

Passo pelos policiais. Diversas pessoas os estão avisando. Eles afirmam já ter enviado vetores para a interceptação. Um sargento da PF passa ao meu lado conversando com um colega: "Isso é hora de fazer arrastão? Hora do almoço! Tem que pegar uns caras desses e dar muita porrada!"

Continuei a prática incansável de meu novo esporte. Nestas horas o corpo humano ganha um vigor e tanto!

Quase em casa paro. Ora bolas! Tenho que comprar ao menos um sabão em pó, preciso lavar minhas roupinhas. Mudo de direção, calculo que minha velocidade no percurso foi suficiente pra me manter a salvo por algum tempo, com certeza. Paro em uma mercearia e compro um sabão em pó. Na hora de pagar o dono da mercearia, que também é o caixa, está no celular recebendo uma notícia.

Ele me dá o troco e diz para seu auxiliar:

-"Me disseram que tá tendo arrastão lá na Ponta da Areia!"

Entro na conversa: "Olha, não sei nada de Ponta de Areia, mas ali no Plaza Shopping tá tendo um arrastão, vindo pra cá."

Palavra do momento: Pânico!

Deixo o pobre rapaz e seu desespero para trás, vou para casa. Atravesso o portão da vila e me sinto mais calmo. Analiso bem a consistência do mesmo e volto a me preocupar. Passo diante das outras moradias entro na minha e tranco a porta. Não há mais ninguém em casa. ME sento no sofá. Agora posso me acal...

Estouros! Gritaria! Barulhos no portão, coisas se arrastando por dentro da vila! Gritaria. Alguém passou muito rápido em frente a janela.

Droga!

Estou desarmado! Pior, não sei usar uma arma! Que porcaria, e eu estava indo comprar garfo e facas no Plaza, nem isso tenho, será que tem uma vassoura por aqui? Passo pelo corredor em direção a porta, vamos ver o que é isso! Há uma escada de madeira aqui, acho que posso escorar a porta com ela. Me encosto na porta. Ouço gritos. Mas... parecem gritos de.... crianças! Abro a porta lentamente. Me esgueiro pelo muro, penso, devem ser crianças, quando ouço:

- "Vou descer atropelando ein!"

O que?? Ferrou! Me abaixo olhando para a rua da vila. Passa um GAROTO em cima de uma bicicleta. Me levanto e vejo outros quatro entrando na vila. Dois "Arrastam" seus skates, os outros estão de bicicleta.

Fico observando até eles fecharem o portão e entrarem em suas respectivas casas. Estou ficando paranóico.

Olho na página do Globo. "Boato de arrastão leva pânico a Centro de Niterói". Segundo a polícia militar houve apenas um assalto na rua do Plaza Shopping, que gerou o boato de um arrastão.

Que bom. Não sou só eu, todos estão paranóicos.

Agora, vou lavar minha roupinha.

2 comentários:

Stéfs disse...

Sério mesmo que vc não quer voltar pra sua casa antes do dia 17?!

Tu é corajoso ein rapá?!
Cadê o "seguro esse morro no peito?!"
Segura o arrastão tb aí super homem!=p

Brincadeiras à parte, é de se compreender o desespero das pessoas, pois já não bastasse toda a tragédia que assola o lugar, tem gente que ainda tem tempo pra ficar criando boatos, ou até mesmo procurando revista pra ficar em forma!
Mas é isso aí...bora lavar roupa!

Wolv disse...

Puta merda velho!!
Me lembra daquele conto do Guerra dos Mundos, quando foi transmitido pela rádio.