terça-feira, 2 de março de 2010

A arte de comunicar


Já parou para pensar se tudo o que você diz ou escreve é compreendido?

Na maioria das vezes simplesmente começamos a falar ou argumentar e nem ao menos nos preocupamos se nossos receptores estão entendendo a nossa mensagem.


Sim caro leitor, porque comunicação consiste na transmissão da mensagem do emissor ao receptor e na compreensão da mesma (isto é, quando ocorre o feedback).


Na era da informação somos constantemente bombardeados com mensagens de todos os tipos, e envoltas por todos os tipos de ruídos que prejudicam o nosso entendimento acerca do assunto abordado.

Para efeito de curiosidade, os tais ruídos são mais conhecidos como GAP's, e suas causas mais comuns são: ambiente adverso, momento impróprio, linguagem inadequada, exposição descuidada ou exagerada, incoerência na mensagem, conotação preconceituosa e choque de personalidades/culturas diferenciadas.


Pode parecer simples, mas não é.

Por diversas vezes nos comunicamos e nem sequer reparamos nas reações daqueles que nos ouvem.

Para se ter uma idéia, quando nos comunicamos verbalmente, 7% correspondem às palavras, 38% ao tom de voz e 55% à postura corporal.

Sim, nosso corpo fala E MUITO por nós!

Aliás na minha opinião, o corpo é a melhor forma de identificarmos tudo aquilo que queremos saber a respeito daqueles que nos ouvem.


Fica então a dica, da próxima vez que for se comunicar, procure ter o mesmo grau de compreensão daqueles que recebem a sua mensagem, afinal de contas nem todo mundo é igual, e cada um tem o seu tempo e sua maneira de refletir acerca de algum assunto.



10 comentários:

Ludmilla disse...

É verdade. Pior que não tenho nem meia dúzia de amigos com quem converso sem ter que ficar pensando em cada detalhe do que vou dizer. Conversar com a maioria das pessoas me dá um cansaço mental... Com vocês é assim também?

Wolv disse...

Gostei da idéia: adotar o mesmo grau de compreensão. Difícil a princípio, mas há de ser útil.
;)

Tarso "Carioca" Santana disse...

Muito interessante o assunto abordado no texto, e o comentário da Lud é bem real, na maioria das situações temos que nos esforçar metalmente para que nossa mensagem seja recebida sem maiores danos.

André M. Oliveira disse...

Ótimo texto Stéf!

Mas vejo que com 38% para o tom de voz e 55% para a postura corporal as conversas de msn se tornam bem vazias, não? Devemos buscar conversar mais pessoalmente com as pessoas.

Ludmilla disse...

Isso aí. Vamos marcar um churrasco.

Tarso "Carioca" Santana disse...

To dentro!
xD

Wolv disse...

Nuh!!
Eh soh falar!!
Eu cuido da churrasqueira! E das entrevistas.
aIUAHIuahiUHAIh

Ludmilla disse...

Eu prometo comer alguma coisa. E não vomitar. Palavra de escoteira.

Stéfs disse...

Humm...churras...

próximo sábado então?!

Ludmilla disse...

Onde mesmo?