quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Café com pão, café com pão, café com pão...


Não lembro quantas vezes isso me aconteceu: chegava na hora do recreio (ou intervalo, para os mais maduros) no colégio ou no cursinho e meu amiguinho ou amiguinha estava morto de fome, dizendo que comeria um boi ou outros animais de grande porte. A pergunta sempre era a mesma: “Você não tomou café de manhã?” e a resposta era sempre a mesma: “Não”!!!


Meu Deus!! Como alguém não toma café da manhã?? Apesar de termos acabado de acordar, supostamente recarregado nossas energias, precisamos de mais energia para sobrevivermos até a próxima refeição (no mínimo) e tem gente que diz que não toma café da manhã!


Às vezes penso que quem não toma café de manhã não tem mãe. Explico. Uma das frases mais tradicionais e populares de mãe é “Não saia de casa sem comer alguma coisa” ou “o café é a refeição mais importante”. Se foram as nossas mães que disseram por que vamos desobedecer? Mas tem gente que faz questão... Deve ser um meio de rebeldia, sei lá - “Mãe, você não deixou eu ir ao show do Metallica, não vou tomar café também!” – vai entender...


Em busca de uma silhuetinha bonitinha, magrinha e fininha, tem gente que diz que não come porque quer emagrecer... pobres coitadas (ou coitados, nunca é bom generalizar –paradoxal), nem para ler revistas científicas tem tempo (ou pode ser uma Boa Forma da vida, certeza que deve ter uma matéria a respeito). O assunto é pesquisado por universidades faz um tempo já, e sempre comprovam que comer ao acordar é tão importante quanto lavar atrás das orelhas no banho (não me diga que sua mãe nunca te disse isso também... Ou você não acha isso importante?), porque quem não toma café acaba comendo mais no almoço, sujeito a comidas mais gordurosas e calóricas.


Ao acordar, o organismo apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl, quando o normal é 100 mg/dl, o que não gera nenhum sintoma. "No entanto, se os níveis de glicose caem para menos de 55 mg/dl, com o jejum muito prolongado, os sintomas podem surgir, como tremores, pessimismo e mal-estar, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue", explica a neurologista Maria José Silva Fernandes, professora do departamento de neurologia e neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u392020.shtml )


“Mas e se eu acordar 12:30??”

Ai o problema é seu.

2 comentários:

Wolv disse...

É isso ae! Malditos sejam os puladores de refeições, mal-educados!

Ludmilla disse...

comer tá entre as 5 melhores coisas do mundo. além de ser necessário, saudável e energético, é gostoso. /falaserio