Caralho... é... um dos palavrões mais usados por nós e as vezes nem sabemos o que é, de onde veio ou por que usamos. Uma vez vi uma entrevista no programa do Jô que falavam sobre isso, origem e significados de palavrões e como peguei a entrevista no meio resolvi pesquisar alguns também, talvez uns que eles já tenham falado. E o primeiro foi o CARALHO!
Achei que seria uma tentativa frustrada, mas primeiro lugar em que procurei foi no dicionário, e lá estava: 1. s.m. pênis; 2. interj. Expressão designativa de admiração, surpresa, espanto, indignação, etc.
Eu: - Caralho! Achei no dicionário!
Mas ai parei para refletir e percebi que isso eu já sabia, aprendi em toda minha vida de molecagem que “caralho” era um pênis que soava com mais intensidade ao falar, e além disso era usado como “expressão designativa de admiração, surpresa, espanto, indignação, etc.”. Por exemplo:
Admiração: Estão você e seu primo na ceia de Natal, quando um tio de ambos trás consigo dois presentes, daí entrega um para cada um. Você vorazmente destrói o papel que envolve o de sua mão e se depara com um maravilhoso pião e dois metros de fieira, daí olha pro lado e vê seu primo com uma Beyblade brilhosa, que gira durante 5 min e faz sons de fera-bit e diz: Caralho! Que maneiro!
Surpresa: Você está chupando seu picolé na rua, e quando acaba fica com a embalagem, o palito e a mão melada, então sai procurando um lixo pela cidade (se você for educado, claro) e quando acha abre a tampa e quando vai arremessar o papelzinho um macaco sai do lixo e você toma um puta susto: Caralho! Um macaco!
Espanto: Você está num hospital, sua irmã mais velha está entrando em trabalho de parto. Depois você se encaminha ao berçário e vê seu sobrinho pelo vidro e repara que ele tem um cabeção. Mais tarde ao visitar sua irmã no quarto pergunta se fizeram um corte muito grande na cesariana, e ela te responde que foi parto normal: Caralho!... (sem mais)...
Indignação: Você chega em casa cansadão do trabalho, liga a TV e está passando jornal nacional, sim, na globo, e vê que o governador de Brasília está de sacanagem, falando que sai e que não sai, que desiste e que não desiste de meia em meia hora e que está sendo investigado de participar do mensalão do DEM e você fala: Caralho! Tem que matar esses políticos corruptos!
E mais...
Expressão que designa grande quantidade: Estava você rodando com seu amigo num carro por uma cidade pacata do interior, de madrugada e percebem que não há nada mesmo para se fazer e resolvem voltar pra casa, no caminho passam em frente ao Banerj e seu amigo fala: Poow! Ali tem traveco pra caralho!
Expressão de raiva: Você é torcedor do Botafogo (calma, calma, é só uma suposição...) e lembra do sacode que seu time tomou na primeira fase do Vasco. Ai chama seus amigos para ver a final da Taça Guanabara na sua casa falando que o Botafogo vai dá o troco, mas o Vasco ganha de 3x1 e você fala: De novo? Mas que caralho!
Deixando os exemplos de lado, pesquisei ainda a origem da palavra, e com pouquíssima dificuldade achei que caralho é o nome daquelas cestinhas que ficam no alto do mastro de um navio, e quando um marujo fazia idiotice no meio da viagem era mandado para lá pelo capitão como castigo, e como lá balança muito, o marujo ficava enjoado pra caralho (hehehehe) e daí surgiu o “vá para o caralho!” com todo seu sotaque lusitano...
4 comentários:
Caralho! Eu ri demais com os exemplos que você deu! ahuahuahuahuahu
Mas aqui... Não tem caralho nenhum no dicionário do dinossauro de outra geração que vos escreve.
ahuauahu Ri muito tbm
Gostei do exemplo da "expressão de raiva"
HEUahueahueah
É senhor Ingvar, devo-lhe dizer que estou impressionado com suas capacidades de pesquisa.
Parabéns
É isso o que eu chamo de exemplo!!
IUAHIuahiUH
Hilário vei, mas fiquei com pena da tua irmã.
Postar um comentário