segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pessoas que não sabem usar o elevador



Moro em apartamento desde que nasci, e me mudei para um prédio com elevadores aos 7 anos de idade. Para um garoto dessa idade, o fato de ter um elevador "particular" era como ir no shopping somente para subir na escada rolante: uma aventura! Eu o usava todos os dias, mais vezes que o necessário, somente pelo prazer de poder subir e descer, e ver as luzes acendendo e apagando. Com o tempo, o elevador de meu prédio e eu criamos uma certa intimidade. Eu tenho cronometrado na mente os tempos certos de abrir de fechar a porta para que a viagem seja mais rápida, sei pelos sons quando já está na época de manutenção, quando o elevador para, sei dizer exatamente em qual andar está, mesmo sem ter o contador de andares dentro da cabine. Sei quando cabe mais uma pessoa, ou quando os ocupantes estão sendo mal-educados ao dizer que não há espaço. Essa é minha relação com elevadores. Cresci com eles, o que os torna algo natural para mim. Mesmo pessoas que não tenham passado sua infância em elevadores, mas que moram em cidades de porte ao menos médio, encontram elevadores corriqueiramente.
Infelizmente há pessoas que são resistentes à certas tecnologias. Não, não digo que sejam resistentes aos elevadores não. Elas ignoram algo mais simples: lógica e sinalização.
Recentemente estava dentro do elevador, indo do térreo a meu apartamento, e o elevador desceu um andar, até o subsolo/garagem para atender a um chamado. Ao chegar lá, um home de terno, bem aprumado, abre a porta e me pergunta:
P: "Está subindo?"
O que eu respondo a um sujeito desses? Simplesmente, da mesma forma que não é possível comer mais biscoitos de um pacote depois que se come o último, não é possível que o elevador desça mais, depois de ter atingido o último andar de baixo. É uma questão de lógica básica.
R1: "Não, eu sou o porteiro do prédio. Este é o horário de descanso do elevador. Estou levando-o para a garagem de elevadores, abaixo do subsolo, para que ele possa repousar. Por favor, chame o outro."
R2: "Não, aqui é mais moderno. O elevador fica parado, e é o prédio que desce."
R3: "Não, esse aqui só desce cara, e o elevador que sobe tá em manutenção. Tu vai ter que subir de escada."
Impossível escrever aqui todas as respostas que esse sujeito merecia.

Acima e abaixo dos botões usados para chamar o elevador, do lado de fora da cabine, existem setas luminosas que indicam a direção para a qual o elevador se dirige no momento. Se apontam para cima, o elevador está subindo. Se apontam para baixo... isso mesmo! Ele está descendo. A seta: um dos símbolos mais simples e intuitivos criados pelo homem! Ignorado por muitos. Toda pessoa abre a maldita porta do elevador para perguntar se está subindo ou descendo. Por quê, ó céus? O ato de abrir e fechar a porta aumenta a demora na viagem. Se não bastasse abrir e fechar, a pessoa ainda demora, olha pra você, formula a frase, e depois de dada a resposta, ainda teima uns instantes antes de fechar a porta. Se ela olhasse para as setas, saberia a para onde vai o elevador, sem ter que atrapalhar a viagem de ninguém. Além disso, que diferença faz se o elevador sobe ou desce? Entra logo nesta merda! Você vai entrar nele na volta, não vai? Que diferença faz esperar aí fora ou aqui dentro? Já que abriu a porcaria da porta, entra e fica quieto! Sem contar que entrando de uma vez no elevador, evita-se o risco de que na volta ele esteja cheio, sem espaço para você, e evita-se a espera por um novo embarque.
Poxa, não é possível. Nego usa GPS em celular, baixa e quebra código de todo e qualquer programa na internet, escreve HTML, sabe de cor toda composição química dos produtos usados para fazer uma escova inteligente, fala outras línguas, seilá, sabem fazer um monte de coisas complicadas, mas não sabem usar a merda do elevador. Como será que esse povo atravessa a rua? A bolinha verde é pros carros hein pessoal!

6 comentários:

Unknown disse...

AHUHUAUHAHUHAUHAUHAUHAUHUHA
só faltou falar da galera que aperta mais de uma vez o botão pra chamar o elevador, achando que vem mais rápido...
muito bom...

Anônimo disse...

Não poderia deixar de comentar sobre esse texto.
Ele simplesmente é sensacional!
Assim como o da Teoria Sociológica das Equações....que imaginação!
Gostaria somente parabenizá-lo por tamanha eloquência e criatividade!
Eu sempre pensei isso acerca do uso dos elevadores,impossível não relatar a cara das pessoas ao perguntarem,tá descendo?(sendo que está subindo),como você disse,as setas são extremamente autoexplicativas!
Enfim...continue assim!
Mais uma vez,parabéns!

Wolv disse...

Quem é você, senhor anônimo? Como posso não saber o nome da pessoa que massageia meu ego com tanta maestria?

Anônimo disse...

Acho que seria mais adequado...
Senhorita anônima! hehe

Hum,acho que fica mais bacana fazer um pouquinho mais de mistério então!

Mas mais uma vez...seus textos são muito bons!
Eu gosto muito de escrever também,mas acho que meus textos não chegam nem perto da beleza dos seus!
Pq vc não aproveita e não faz um exclusivamente à essas pessoas "desconhecidas" mas que te observam tão de perto?!
Acredito que sairá mais um texto excelente!

Beijinhos!^^

Anônimo disse...

É a Mariana Ximenes!

hahahauahu

André M. Oliveira disse...

Muito bom o post Wolverine! hehehehehe
Seus textos estão cada dia melhores ein! Parabéns!