quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Porque eu não votaria no Serra.


Da mesma forma como discorri sobre um único motivo para não votar no candidato anterior, assim farei com o Serra. De fato existem muitas coisas que me levariam a não votar neste candidato, mas no caso dele, há um motivo especial, e que não costuma ser levado em conta pelos eleitores em geral: José Serra, por duas vezes seguidas, jogou os votos dados a ele fora.
Serra foi eleito em 2004 para o cargo de prefeito da cidade de São Paulo, tomando posse em 1º de Janeiro de 2005. Pouco mais de um ano após a posse, a 31 de Março de 2006, Serra abdicou(!) de seu cargo para concorrer às eleições governamentais daquele ano, deixando Gilberto Kassab em seu lugar. Ora, eu votei no Serra para ser prefeito! Imaginei que ele faria valer meu voto, e que faria tudo o que prometeu em campanha. O voto que confiei ao Kassab foi pensando que ele poderia vir a ser prefeito no caso de uma ausência inesperada do detentor do cargo, e não que o Serra fosse assim, se desfazer do cargo. Ele simplesmente jogou seus votos no lixo ao deixar de ser prefeito por livre e espontânea vontade.
No entanto, mesmo após menosprezar milhares de eleitores da cidade de São Paulo, Serra se elegeu governador do estado naquele ano, cargo que vinha ocupando desde 1º de Janeiro de 2007 até 2 de Abril de 2010. Serra então novamente abriu mão de ser governador, abandonou novamente suas responsabilidades, deixou outra pessoa cuidando do cargo para o qual ele fora eleito, a fim de se lançar candidato a presidente da República. Dessa vez ele simplesmente descartou votos de eleitores de todo o Estado, que por acaso é o Estado mais povoado da nação.
Na boa, quando eu voto num candidato, quero que ele cumpra suas promessas, quero que faça valer meu voto, quero que ele se empenhe em realizar suas funções como eleito da melhor forma possível. Não consigo admitir um candidato que usa da sua posição em cargo de destaque somente para se lançar a um mais alto, buscando mais poder. E não consigo admitir que ele se desfaça sem ter um bom motivo, no meio do mandato, do voto que eu dei a ele. Me sinto traído.
Não quero dizer que o Serra irá assim, se desfazer do cargo de presidente para se candidatar a dono do mundo. Não existe tal eleição. Mas essas atitudes deixam bem claro para mim que o objetivo do Sr. José Serra não é ser um bom governante, mas sim, ser bom para si e para os seus, desejando somente aumentar seu poderio político, social e econômico sobre os outros.

Um comentário:

André M. Oliveira disse...

Por que eu não votaria no Serra? Não me vejo no direito de apontar um motivo único e esmagador para negar-lhe o voto. O candidato Serra possui grandes feitos em sua história política, já passou por diversas esferas administrativas, desde a UEE-SP (União Estadual dos Estudantes, de São Paulo)até os postos de governador de São Paulo e ministro da saúde do governo FHC. Uma das criticas construídas contra ele advém desta convergência de pensamentos dele com Fernando Henrique, que, segundo criticos, recolocaria o Brasil em um eixo "neoliberalista", o que afundaria o crescimento adquirido pelo país. Na minha leiga opinião o Brasil é um país capitalista, que se adapta constantemente as mudanças do quadro nacional e internacional de uma forma processual. O que pode ser encarado como uma forma de neoliberalismo.
Mas, como tão maestralmente o senhor wolverine apresentou, Serra vem mostrando problemas com a questão de buscar mais poder. Deixou a prefeitura, pra ser governador. Deixou o governo, para ser presidente. Sendo presidente não há um cargo que represente um maior poder no cenário da política brasileira, entretanto, é possivel realizar uma indução de que alguém que abdica de sua função, em vez de terminar seu trabalho para depois pensar em "subir de posto", pode muito bem abdicar de preceitos morais teoricamente necessários ao cargo para adiquirir mais poder.
É claro que do ponto de vista estritamente político o projeto de Serra é muito bom. Em seu horário eleitoral seu programa de governo trata da estruturação da educação, da construção de 400 quilômetros de metro nas capitais, implantar o cadastro nacional dos criminosos, entre outras coisas. Entretanto não há menção alguma de como isso será feito, o site oficial da campanha é apenas um local para os eleitores deixarem suas impressões e mensagens. Ou até mesmo suas dicas. Não há nada sobre o planejamento do possível governo. Aliás, o site de nenhum dos dois candidatos principais se parece com site político. Há muito mais a conotação de "Participe da rede de fulano", "mostre que você torce por Sicrano!" perpetuando o hábito dos brasileiros de associarem as eleições com esportes. "Para não disperdiçãr meu voto, votarei em quem tem chances de ganhar, em quem eu poderei torcer para ganhar".
Não é asim. O voto deve ser um exercício de identificação com o candidato. Voto no candidato que apresente uma proposta com a qual me identifico, não naquele que tem uma rede social mais ampla. Logo, a resposta mais acertada para a pergunta "Por que eu não votaria no Serra?" seria "Porque não me identifico com o planejamento dele, ou melhor, porque me identifico mais com o planejamento de outro candidato"
Quando essas respostas passarem a ser dadas a política brasileira finalmente caminhará com passos firmes.