sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Porque eu não votaria na Marina Silva, mas agora votarei


A princípio fiquei amedrontado em votar na candidata Marina Silva. Ela de fato se esforçou em fazer um bom trabalho enquanto Ministra do Meio Ambiente, mas ela possui uma característica que me incomodava: é protestante. Veja bem, não tenho problema nenhum com religião, até porque eu não tenho religião e, sendo assim não há como eu ter problemas com isso. No entanto, a própria Marina se disse crente da linha de pensamento Criacionista, que diz que Deus criou todas as formas de vida na Terra, e que as mesmas não evoluíram desde sua criação. Isso me pareceu muito contraditório no discurso de uma pessoa que diz ter sua vida modificada pela educação. 
No entanto, no decorrer de sua campanha, fui acompanhando os debates e entrevistas dados por ela, e ao longo desse tempo ela conseguiu me convencer e principalmente, me provar que suas crenças não atrapalhariam um seu possível governo. Então Marina, meu voto é seu!
Obs: sem contar que não encontrei até agora nenhum folheto de candidatos do PV jogado pelas ruas da cidade.

6 comentários:

André M. Oliveira disse...

Realmente, em um primeiro momento as idiossincrasias religiosas de Marina Silva geravam um temor. Houve mesmo o boato de que ela interferiria no sistema educacional expurgando o ensino da Teoria Darwiniana. Entretanto, isso são águas passadas, ela já se mostrou uma pessoa equilibrada o suficiente para não deixar ideais religiosos se colocarem a frente de questões referentes ao país. Logo, este não é mais um motivo para que ela perca votos. Também é fato que não vemos panfletos do PV espalhados pelas cidades.
Somando a isso os esforços que a candidata tem empregado em sua luta pelo meio ambiente, luta essa que já rendeu a Marina o prêmio "Champions of the Earth" da Organização das Nações Unidas, devido a seus resultados, Marina Silva se tornaria uma ótima opção a presidente.
Entretanto, Marina Silva apresenta uma característica que considero um tanto quanto preocupante. Ou melhor, não apresenta. Abrangência diplomática. Em termos gerais isso não é notado, mas quando a problemática entra em choque com alguma ideologia política de Marina ela costuma dar respostas pouco diplomáticas para algumas questões. Durante sua estadia no Ministério do Meio Ambiente Marina entrou em conflito com diversos membros do governo, quando assuntos econômicos tendiam a afetar a esfera ambiental, mas tais fatos podem ser relevados, de acordo com o contexto, o que me decepcionou realmente foi a colocação de Marina, no fim de maio deste ano, em relação à declaração de Teerã, acordo firmado entre Brasil, Irã e Turquia, onde o Brasil e a Turquia agiram como mediadores para a decisão do Irã de oferecer urânio levemente enriquecido em troca de combustível. Marina, em uma coletiva de imprensa, quando questionada de como via a relação Brasil-Irã argumentou: "Lógico que preocupa. Temos que ficar bastante atentos, porque, na prática, o que eles querem, no meu entendimento, é fazer a bomba atômica". Tal evento gerou uma situação deveras constrangedora, o próprio Embaixador Iraniano no Brasil rebateu esta critica, deixando a disposição os documentos do trabalho que ele próprio realizou na tentativa de inserir o Irã no cenário internacional de forma pacífica. Não sou simpatizante dos atos cometidos pelo atual governante do Irã, e até acredito na possibilidade de armas nucleares, o que não me agrada é a radicalização no sentido de tomar todo um país, e assim todos os seus integrantes, pela figura de seu líder. Principalmente se essa atitude pode servir como pretexto para tal líder deixar de ser influenciado pelos esforços diplomáticos daqueles que, em seu país e fora dele, se preocupam com o bem-estar entre as nações, para passar a agir por motivos como orgulho ferido, ou outras picuinhas políticas.

Wolv disse...

É verdade, Sr. Pikachu. Eu mesmo não estava a par dessas declarações da Marina sobre o Irã. No entanto, acredito que, como você mesmo diz, por ser uma pessoa equilibrada, ela consiga observar esses tipos de erros e melhorar futuramente.

Henique disse...

Sinceramente, sobre os panfletos...encontrei um hoje, de um candidato do PV, e incluía o nome de Marina Silva para presidente. Ela não é tão ecológica assim...e já vi outros caídos pela rua. Falarei sobre isso no meu blog.

Wolv disse...

Fala Henrique. Bom saber disso, cara! Escreva o post e se quiser, coloque-o aqui nos comentários. É sempre bom Abraço

Stéfs disse...

É, nem sempre tudo é perfeito!
Claro que ela n estaria isenta de alguns panfletos jogados na rua, só que eu particularmente nunca encontrei nenhum!

Ao ler seus posts caro Wolv, concordo com a sua intenção de voto, e confesso que estou tendenciosa a também votar nela!
Afinal, se todos pensássemos "Ah, mas a Marina não tem chance, não vai para o segundo turno, melhor votar no Serra se não quero a Dilma" ela de fato não iria!

Quem sabe não temos alguma surpresa para o final?!

Parabéns pela iniciativa!
Bjs!

Henique disse...

Wolv, desculpa a demora, mas atendendo ao seu pedido, o link tá aí:
http://nuncacomilichia.blogspot.com/2010_09_01_archive.html#7463423508420752555

Esse segundo link refere-se a continuação da postagem:
http://nuncacomilichia.blogspot.com/2010_10_01_archive.html#1153597447724332689

Nessa segunda postagem, refiro-me a um folder que incluia a foto da candidata "ecológica"

Abraço.