domingo, 13 de junho de 2010

Sabe o Mário?



Acho que essa piada paira no ar, esperando um momento para entrar, talvez por difusão facilitada, em nossas cabeças. Não conheço alguém que não a conhece nesse universo ou no da Nintendo. E o legal dela é que ela não tem graça quando você cai nela, mas você descobre uma nova visão quando consegue pegar alguém com ela, que não consegue parar de perguntar do tal “Mário”.

Com o tempo ela foi adquirindo graça e força impressionante, que você só precisa simplesmente citar o dito cujo para alguém esboçar um sorrisinho de canto de boca (aposto que você riu ao ler o título do texto, leitor – sim, deixemos o “caro” e demais formalidades de lado, estamos íntimos já) e quando alguém pergunta “que Mário?” ela já se lembra da piada e quem citou o bigodudo nem precisa terminar a piada (que é um tanto vulgar) para todos rirem do desavisado.

A reação de quando se cai nessa piada é algo como isso: alguém fala ”então, sabe o Mário?”, não acreditando que alguém cairá e quem ouviu do mesmo modo, mas alguém pergunta “que Mário?”, ai começa a reação: fica um segundo parado, o coração e a respiração param, então ele fecha os olhos e pensa “ CARALHO! Não acredito que caí nessa!” daí abre os olhos e se depara com todos rindo da cara dele... é triste...

Mais uma piada que inexplicavelmente todos conhecem que, apesar de ser muita engraçada no início, com o tempo (sabe... a gente amadurece) se torna babaca é a do “não nem eu”. Essa ainda me lembro da primeira vez que cai nela (sim, “primeira vez”, houve outras, afinal não achei que uma piadinha tão idiota iria ser repetida, então não fiz questão de guarda-la).

Eu devia ter uns 9 anos, era uma tarde agradável, eu estava na casa da minha vó, almoço de domingo, quando minha prima três, TRÊS, anos mais nova veio toda feliz e rodeada pelos meus outros primos me perguntando se eu conhecia a piada do “não nem eu”, e eu poderia ter dito, “negativo”, “não recordo”, “nunca ouvi”, “me contará?”, enfim, uma infinidade de respostas que não sei se existem mas não lembro de outra, que acabaria com a piada, mas eu disse “aquela” que não podia ser dita...

Outra coisa engraçada nela, ou no mínimo curiosa, é o quão ela é paradoxal: a piada em si é o fato do locutor dizer que também não a conhece, porém se ele revela isso e isso é a piada, ele a conhece, o que invalida a sua afirmação!

Outro personagem que sempre aparece em piadas velhas e sem graça é o pintinho. Puta sacanagem (ou falta dela, vai saber) que fazem com ele: tiram seu ânus, sua pata e colocam um palito de fósforo no lugar, aumentam sua cabeça, o nomeiam de Relam, e sei lá mais o que. Mas o que supera todas é a do “quer ouvir uma piada??” “sim” “PIU!!!”... Nossa... essa eu demorei uns 2 anos para me tocar que “piada” está para o pintinho assim como coaxada está para sapo, rugido está para leão, e alguma coisa está para a girafa... enfim... não achei graça mesmo assim... e se você que está lendo (posso te chamar de “você”, certo?) não tinha se tocado, bem... já deve está alfabetizado, então é meio tarde para rir dela.

E para finalizar a minha humilde lista citarei uma piada suja e pesada: o elefante caiu na lama! PUTA QUE PARIU quem inventou essa piada! O FILHO DA PUTA que a conta cria um expectativa no seu ouvinte, geralmente garotos adolescentes sedentos por baixaria, em plena puberdade, já imaginando coisas nojentas, ai manda essa “o elefante caiu na lama!”... o mesmo adolescente com hormônios a flor da pele tem vontade de socar o filho da puta até a cara dele parecer com um elefante na lama, mas geralmente se contém devido a paralisia da reflexão complexa sobre a origem da vida ou se há vida após a morte associada a momentos traumáticos.

Já ouviu a nova versão da piada do “não nem eu”?

2 comentários:

Wolv disse...

Já. Ouvi esses dias.
IAUHiuahIUAHIu

Anderson Miranda disse...

só como observação, a Girafa é o único animal que n emite sons se eu me lembro bem, mas ta valendo, uahuahuahhua