quinta-feira, 10 de junho de 2010

A "Parada" que parou São Paulo



No último domingo, 06/06, ocorreu a XIV Parada do orgulho LGBT de São Paulo, este ano com o tema "Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania".

Sabemos ser este um evento que, infelizmente, ainda é visto com preconceito por boa parte da população. Portanto, o blog Mente INSANA em corpo são não poderia deixar passar em branco tal acontecimento.

Em primeiro lugar, para os desavisados piadistas que classificam a Parada como "Uma festinha dos torcedores do São Paulo", ou "Um show do Justin Bieber", gostaria de deixar as humildes informações do evento.

A Parada do orguho LGBT de São Paulo é considerada desde 2006 a maior parada gay do mundo pelo Guiness book, com 2,5 milhões de participantes. Em 2010 a estimativa é que tenha atingido algo em torno de 3,5 milhões!

Sei que é complicado compreender as dimensões desses números, por isso farei algumas comparações simples. Para atingir a quantia de 3,5 milhões de pessoas seria necessário unir toda a população das cidades de Resende (130.035 hab), Volta Redonda (261.403 hab), Niterói (479.384 hab) e de toda a Região do ABC Paulista (2.500.000)*. Agora, caro leitor, se você não conhece essas localidades as quais me refiro para compreender a magnitude populacional delas, ao vivo, pense no Carnaval de Salvador, considerado como a maior manifestação popular do mundo! Uma festa grandiosa, que nos seus SEIS DIAS já obteve o incrível montante de 2.700.000 participantes.

A Parada em um dia conseguiu 3,5 milhões em participantes e público.

E vejam só, além dessa incrível participação a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo ainda visa a obtenção de direitos para os homossexuais.

Afinal, na minha modesta opinião, não é muito dificil perceber que existem homossexuais na sociedade , então, por qual motivo as legislações sobre adoção, união civil, preconceitos contra os homossexuais, etc, são praticamente inexistentes? Será que ninguém contou para os integrantes do poder legislativo que o que define um ser humano como tal são suas capacidades de pensar, desejar, amar e agir, e não como se pensa, o que se deseja, quem se ama, ou em prol do que se age? Será que quando alguém agride um homossexual "Por que ele é gay!" deveria ser autuado apenas por agressão? O preconceito, a humilhação deveriam entrar no montante legislativo? É um caso a se pensar.

Eventos como a Parada de São Paulo, conclamando a população a não votar em políticos que sejam intransigentes com a homoafetividade são muito importantes. Devem ser defendidos por todos não só pelos homossexuais. Devemos começar a olhar para as dificuldades dos outros e imaginá-la como se fosse nossa. Eu imagino que, se vivessemos em uma situação inversa, e os heterossexuais fossem a minoria preconizada eu não poderia olhar para trás quando uma garota passasse, ou gritar "Gostosa!" para aquela mulher envaidecida do outro lado da rua. Para citar exemplos torpes e cotidianos.

Para finalizar retomo o princípio, muitos ainda preconizam eventos do orgulho gay, chegam a lutar contra manifestações e fazer ameaças, quando não tomam atitudes. A estes um recado, LGBT têm lutado por cidadania, eles não querem dominar o mundo, querem fazer parte dele, não há porque contrariar as manifestações LGBT. Aproveitemos que vivemos em uma economia capitalista para usar um de seus princípios na vida social. Laissez faire, laissez aller, laissez passer.


*Valor estimado

5 comentários:

Wolv disse...

Massa Pika!
Quando tu me pediu um tema, meu principal intuito foi sacanear você. aIUAHiuahiUH
Mas lá no fundinho queria te dar uma cutucada também pra ver o que saía, e ó: melhor do que eu esperava.
Mandou bem

André M. Oliveira disse...

É, eu notei esse seu intuito inicial. Hheehehehe.
QUe bom que vc gostou, tendo outras ideias é só avisar.

Unknown disse...

defendeu com garra a classe, hein São-paulino...UHAUHAUHAUHUAUHAUHAUH

Anônimo disse...

Gostem muito da sua 'reportagem' sobre a parada gay. Acho q devemos dar uma força para os moços e moças, um beijo Elisabeth.

Stéfs disse...

Aeee Pika mandou bem no texto!

E Sr.Igor não vem com essa de são paulino não ein!!

Parabéns querido!O texto foi bem informativo, íntegro e faz com que as pessoas parem para pensar um pouco no assunto!

Beijos!