quinta-feira, 24 de junho de 2010

Guia do Vestibulando - parte 02


O que você deve fazer no dia da matrícula
Aê!! O dia acordou mais bonito, os pássaros cantavam, todos à sua volta sorriem, e você nunca se sentiu tão bem. É meu amigo, é o seu primeiro dia na Universidade: o dia da matrícula. Você vai se lembrar desse dia ainda por muitos anos, pois é ele que marca numa data específica essa primeira grande mudança na sua vida.
Mas porque toda essa felicidade? Não devem ter te contado, mas você está na merda. Você está saindo de casa pra morar sozinho, vai acumular de uma hora para outra todas as responsabilidades que seus pais absorviam de você, como pagar contas, fazer pequenos concertos na casa, cozinhar, lavar, arrumar, passar, enfim, ser adulto. Lógico que também não terá horário pra voltar pra casa e vão te convidar pra um monte de festas. Mas estar preparado para as coisas boas é fácil. Eu estou aqui pra te preparar pro difícil. Vamos lá.

1) FAÇA AMIGOS. Suas melhores amizades serão feitas quando você estiver na merda junto com outras pessoas na mesma merda que você. No dia da matrícula você terá contato com mais um monte de gente na mesma situação que você, numa cidade nova, sem conhecer ninguém, e acompanhado dos pais pra dar um último apoio. Converse com essas pessoas. Elas, assim como você, estão procurando um lugar pra morar, passar essa primeira noite, comer, e estão ali pela primeira vez. Passe um perrengue junto com essas pessoas que estão na mesma situação que você, procurem casa juntos, é mais fácil ficar na merda junto com mais alguém do que sozinho.

2) CONSIGA LOGO UMA CASA, mas não sem antes pesquisar um pouco. Existem basicamente quatro tipos de moradias para um estudante normal. Os felizardos que morarem com parentes ou formas correlatas nas quais haverá pessoas para cuidarem de sua sujeira, podem pular essa parte.

- Pensionatos: a melhor opção para quem está chegando de paraquedas em uma cidade nova. Os pensionatos geralmente contam com uma pequena estrutura que vai facilitar muito a sua vida, como máquina de lavar, micro-ondas, TV, e o gerente (dono da casa), é claro. Este (ou esta) camarada fica responsável pela manutenção da casa, como trocas de lâmpadas, problemas hidráulicos e elétricos e concertos em geral, além de ser o/a responsável por pagar as contas de água, luz, etc. Além disso, muitos pensionatos também contam com diaristas. Pra você que até então só se preocupava com a grana do salgado da cantina, isso é uma mão na roda, e o fato de ter a diarista à sua disposição, além de te dar tempo de explorar a cidade e a Universidade, é uma nova oportunidade de aprender a fazer todas as coisas que eu te disse para aprender antes e eu sei que você não moveu um dedinho sequer para isso. No entanto toda essa mordomia tem um preço salgado, que pode faltar nos finais de semana para suas baladas, ou para as fotocópias de seus livros novos.

- Repúblicas: a melhor opção para quem já está acostumado a morar sozinho. Recomendo uma passagem de seis meses por um pensionado, e depois desse período você provavelmente estará apto a se mudar para uma república; ou você pode esperar até que já tenha aprendido a cozinhar e cuidar da casa e de suas roupas. Morar em república é mais barato que em pensionato, simplesmente pelo fato de não ter mais ninguém lucrando em cima do quanto você paga para morar. As tarefas ficam dividas entre todos os moradores, e você quase não sente o tranco. Converse bastante com o pessoal com o qual você irá morar, verifique a casa, pesquise bem, pois há repúblicas muito boas, e outras onde até mesmo as baratas se recusam a visitar.

- Kit nets/Apartamentos: quem não gosta ou acredita que não consiga morar dividindo mesmo teto que outros seres humanos pode tentar essa modalidade. Muito mais cara que as duas anteriores, mas em compensação a casa é toda sua para fazer o que quiser, ouvir a música que quiser no volume que desejar. Mas a louça e o banheiro são todos seus também, 100%.

- Moradia Estudantil: para aqueles que não podem pagar as modalidades listadas acima, muitas Universidades oferecem Moradias Estudantis, onde após comprovação de renda abaixo de um certo teto e uma outra tonelada de documentos, o estudante pode morar de graça, ou pagando preços módicos.

Observação Importante 01. Sabe aquela escrivaninha que você adora, o seu Xbox 360 novinho e o laptop que seu padrinho te deu por ter passado no vestibular? Esqueça eles na casa dos seus pais no primeiro mês, pelo menos. Você não conhece as pessoas com as quais vai morar, e infelizmente não podemos saber do que são capazes. A maioria dá sorte e faz amigos para a vida inteira logo de cara, mas muita gente dá azar de morar com pessoas muito erradas.

Observação Importante 02. Ao procurar o lugar onde vai morar, dê uma olhada nos quarteirões mais próximos. Dê preferência a locais onde existam padarias, supermercados, postos de gasolina próximos. Tão importante como ter onde morar, é ter o que comer.

4 comentários:

Unknown disse...

é verdade...

Tarso "Carioca" Santana disse...

Morar sozinho é o céu e o inferno. E quando se muda de cidade para um lugar completamente novo vc não pode ser mais o "garotinho juvenil" completamente irresponsável. #ficadica

Ludmilla disse...

Oia o Tarso crescendo, que bonitinho...

Elisabeth disse...

André, você está fazendo um verdadeiro serviço de utilidade pública, mostrando o que aprendeu e colocando à disposição de outros, vou tentar divulgar com o segundo ano que assumo agora em julho, quem sabe eles não divulgam para o primeiro e os calouros do ano que vem?