domingo, 31 de janeiro de 2010

Re.: Lembrando.

Só para constar. Racionalmente, denominamo-nos humanos. A racionalidade é o que torna tudo real à base dos nossos 5 sentidos. Pela razão, sobrevivemos. Para mim, a grande sacada do racionalismo é o simples "viver" em razão de "sobreviver". Baseando-se nesse conceito, descobrimos que a natureza, a biodiversidade, o mundo existem, racionalmente existem. A razão é o que nos faz acreditar em praticamente tudo. O concreto é razão. O abstrato é - por não ser usualmente provado pela razão - muitas vezes desconsiderado.
Não venha me dizer que os animais são irracionais. Irracional é tal afirmação. Se a vida não-humana em si é irracional, os animais não teriam motivos para sobreviver. Eles sobrevivem, vivem e se protegem por serem altamente racionais. Animais não se suicidam. Não voluntariamente. Na verdade, é bem sabido que o prefácio do suicídio é a emoção. A emoção é o que questiona os princípios racionalistas. A emoção é, simplesmente, o que torna os humanos mais humanos. O que, a meu ver, realmente nos difere das demais espécies vivas.
O script da natureza, em sua totalidade, não é baseado na emocionalidade. Tudo ocorre de maneira simétrica, perfeita e precisa. A emoção é justamente o contrário - como aprendemos por experência e estudo - assimétrica, imperfeita e imprecisa. E esta sim é a característica que difere a raça humana, o homo-sapiens (sapiens) dos demais seres vivos existentes ou "existidos".

Enfim, o meu ponto é. Não deixe a razão prevalecer em sua vida. Você é humano, este é o grande erro. E você é imperfeito, não tente ser o contrário. Viva suas emoções, abuse delas, alimente-se delas. Torne-se único, ímpar. As grandes descobertas decorrentes da "razão" (renascentistas caloteiros) foram, sem dúvidas, banhadas em emoção. Até porquê, quando estamos perto do fim de uma busca, banhamo-nos em emoções.
Você é humano, a razão, atualmente, é o que te faz ser aceito pelos outros humanos. Emoção é o que lhe causa prazer, momentos e lapsos de real sede de viver. Não seja hipócrita em dizer que a razão pode proporcionar-lhe prazer, satisfação e orgulho. É altamente superficial. O que aprofunda os sentimentos, causa a sensação de força, liberdade, e o que realmente nos faz chegar perto do real prazer é a simples e pura emoção.
Não sei se estou realmente sendo coerente neste texto, mas hoje, só parei e pensei: "Puxa! Estou me tornando um chato, frio e cauculista... racional! Me sinto um robô.".
Emoção é a nossa dádiva e nosso martírio. Mas é o que nos faz tão especiais. O ser humano é o que mais tem facilidade em sentir, pressentir e ressentir sobre algo. Tais fatos não são manipulados pela razão. Sejamos humanos, associemos os opostos e vivamos da melhor maneira possível. Não deixe que um prevaleça sobre o outro. O meu medo é que... eu vejo... em um futuro próximo, uma sociedade cada vez mais racional... seremos robôs antes mesmo de criá-los à perfeição.
A raça humana não deve perder sua identidade.

2 comentários:

Ludmilla disse...

Esse texto me lembrou uma frase do Jack Kerouac:

"As únicas pessoas pra mim são as loucas;
loucas para viver, loucas para falar, loucas para serem salvas,
que desejam tudo ao mesmo tempo,
que bocejam diante do comum e ardem,
ardem como fabulosos fogos de artifício
que explodem em mil centelhas entre as estrelas."

(Comentário de uma racional hipócrita)

Wolv disse...

É... mesmo não sendo um "sentimental praticante" tenho que concordar contigo, principalmente na parte do banho de emoções nas proximidades de uma conquista. Fantástico!!