Não venha me dizer que os animais são irracionais. Irracional é tal afirmação. Se a vida não-humana em si é irracional, os animais não teriam motivos para sobreviver. Eles sobrevivem, vivem e se protegem por serem altamente racionais. Animais não se suicidam. Não voluntariamente. Na verdade, é bem sabido que o prefácio do suicídio é a emoção. A emoção é o que questiona os princípios racionalistas. A emoção é, simplesmente, o que torna os humanos mais humanos. O que, a meu ver, realmente nos difere das demais espécies vivas.
O script da natureza, em sua totalidade, não é baseado na emocionalidade. Tudo ocorre de maneira simétrica, perfeita e precisa. A emoção é justamente o contrário - como aprendemos por experência e estudo - assimétrica, imperfeita e imprecisa. E esta sim é a característica que difere a raça humana, o homo-sapiens (sapiens) dos demais seres vivos existentes ou "existidos".
Enfim, o meu ponto é. Não deixe a razão prevalecer em sua vida. Você é humano, este é o grande erro. E você é imperfeito, não tente ser o contrário. Viva suas emoções, abuse delas, alimente-se delas. Torne-se único, ímpar. As grandes descobertas decorrentes da "razão" (renascentistas caloteiros) foram, sem dúvidas, banhadas em emoção. Até porquê, quando estamos perto do fim de uma busca, banhamo-nos em emoções.
Você é humano, a razão, atualmente, é o que te faz ser aceito pelos outros humanos. Emoção é o que lhe causa prazer, momentos e lapsos de real sede de viver. Não seja hipócrita em dizer que a razão pode proporcionar-lhe prazer, satisfação e orgulho. É altamente superficial. O que aprofunda os sentimentos, causa a sensação de força, liberdade, e o que realmente nos faz chegar perto do real prazer é a simples e pura emoção.
Não sei se estou realmente sendo coerente neste texto, mas hoje, só parei e pensei: "Puxa! Estou me tornando um chato, frio e cauculista... racional! Me sinto um robô.".
Emoção é a nossa dádiva e nosso martírio. Mas é o que nos faz tão especiais. O ser humano é o que mais tem facilidade em sentir, pressentir e ressentir sobre algo. Tais fatos não são manipulados pela razão. Sejamos humanos, associemos os opostos e vivamos da melhor maneira possível. Não deixe que um prevaleça sobre o outro. O meu medo é que... eu vejo... em um futuro próximo, uma sociedade cada vez mais racional... seremos robôs antes mesmo de criá-los à perfeição.
