quinta-feira, 3 de junho de 2010

Guia do Vestibulando - parte 01





Introdução
Olá caros amigos Vestibulandos! Pensando numa forma prática de melhorar a vida de todos vocês que estão prestando vestibular este ano, e que provavelmente irão enfrentar novos desafios longe de casa e dos amigos ao passarem para uma Universidade no final do ano, fiz um recolhido de experiências pelas quais passei em 6 anos de faculdade, distribuídas aqui em dicas de coisas que, caso feitas, certamente irão deixar essa fase de suas jornadas muito mais suave.

O que você deve fazer antes de ir para a Universidade


1) PESQUISE. Independente do curso que você escolheu, ou ainda não escolheu, do conceito que a faculdade tem, e da facilidade ou dificuldade em passar no vestibular de determinada instituição ou curso, pesquise sobre a cidade onde você pretende morar.
A maior parte do seu tempo você certamente passará dentro do Campus, mas o restante todo, caso você ainda não tenha pensado será na cidade onde fica a sua Universidade. Saiba em qual bairro fica a Universidade, se é fácil e/ou barato morar perto, se os bairros que ficam em volta são bons, se há muitas enchentes na região, quais são os índices de criminalidade. Tudo isso você encontra com certa facilidade no oráculo digital, também conhecido como “Google”. Se possível, visite a cidade.


2) APRENDA A CUIDAR DE CASA. Vamos encarar os fatos: tirando alguns poucos sortudos que irão morar com familiares ou em apart-hotéis, você vai morar sozinho numa kit net, apartamento, num pensionato, ou em uma república. Parece legal, mas você nunca fez mais do que ovos fritos e miojo na cozinha, nunca lavou suas roupas e mal sabe ligar a máquina de lavar, e nessas possíveis moradias não terá ninguém pra fazer isso por você. Não dá pra viver se alimentando somente de comida congelada, miojo, ovos e hambúrgueres, sem contar que pode ser que nem tenha um forno de micro-ondas no lugar onde você vai morar. Então, tire aquele tempinho no final de semana (você não estuda aos domingos mesmo, que eu sei) e peça alguém para te ensinar coisas básicas da cozinha, como arroz, feijão e legumes refogados. Leve um livrinho de receitas com você. Ele poderá salvar a sua vida!
Além disso, não precisa virar uma lavadeira de primeira, mas comece a se familiarizar com o sabão em pó, o amaciante e o ferro de passar roupas, para que quando chegue a hora você tenha pelo menos uma ideia do que precisa fazer com aquele monte de roupas sujas que se acumularam durante a semana, e já estão ocupando um espaço precioso do seu quarto. Lembre-se que você está indo para a Universidade estudar, para que num futuro não muito distante você consiga um bom emprego, o que implica, na maioria das vezes em usar camisas sociais, que não são nem um pouco fáceis de se lavar e passar.


3) RESOLVA SUAS PENDÊNCIAS. Você já tirou Identidade? E CPF? Espero que sim, pois a maioria (para não dizer todas) das provas que você irá fazer pedem esses documentos na inscrição, e sem eles você não tem nem mesmo a chance de fazê-las. No Estado onde você mora as Carteiras de Identidade perdem a validade quando você completa 18 anos? Verifique isso, pois você também pode ser impedido de realizar prova ou se matricular na faculdade por causa disso. Você tem seu histórico escolar em mãos? E o certificado de conclusão do Ensino Médio? Vá até seu colégio e recolha esses documentos. Sem eles você não consegue fazer sua matrícula na Universidade.
Por acaso você está perigando de repetir em alguma matéria no colégio? Deixou alguma dependência da 3ª série pra ser feita somente agora? Resolva isso logo! Seu colégio não vai dar seu diploma se você estiver com pendências, e assim, você não pode entrar na faculdade. Infelizmente, passar no vestibular não é, ainda, certificado de que você já passou no colégio.


continua...

Um comentário:

Unknown disse...

Querido Wolv, muito legal essa sua ideia de fazer um guia prático para vestibulando. As vezes ele e a família esquecem do kit sobrevivência, que todos nós precisamos quando vamos morar sozinhos. No meu tempo supunham que nascíamos com ele, o que não é verdade. Espero que muitos vestibulandos te leiam. Precisa divulgar mais!!! Beth.